Accessibility Tools

brasil_1.png espanha.png estados-unidos.png

Serviços

Ensaios de Corrosão

Ensaios Não-Destrutivos

Ensaios Caracterização Microestrutural

Voltar

Ensaios de Corrosão

Ensaios de Corrosão

 

Tipos de Ensaios

Descrição dos Ensaios

Corrosão

Ensaios de Imersão

Ensaios de imersão em meios com cloreto, pCO2, pH2S (mistura CO2/H2S)

Ensaios de Imersão com Eletroquímica

Ensaios de imersão com eletroquímica em meios com cloreto, pCO2, pH2S (mistura CO2/H2S) com ou sem renovação do fluido corrosivo.

Ensaios eletroquímicos em geral. 1- Procedimentos de bancada ao ar ou com N2.

RPL, Impedância, polarização potenciodinâmica ou temperatura crítica de pite

Corrosão sob tensão

ASTM G129 - BTD

Ensaios de BTD: em meios com cloreto, pH2S (mistura)

ASTM G39, associado a ASTM G31

Ensaios de corrosão sob tensão Four Point Bending: meios com cloreto, pCO2, pH2S (mistura CO2/H2S) (30 dias, 3CPs)

NACE TM 0177-método A

Ensaios de corrosão sob tensão Proof Ring: meios com cloreto, pCO2, pH2S (mistura CO2/H2S) (30 dias, 5CPs tipo sub-size). Usinagem de cp NÃO incluída.

NACE TM 0177 - peso morto

Ensaios de corrosão sob tensão tipo Peso Morto: meios com cloreto, pCO2, pH2S (mistura CO2/H2S) (30 dias, 1 Cp) Obs.: testes com pressão somente Cps tipo Sub-size. Usinagem de cp NÃO incluída.

Corrosão por Fresta

Ensaios de Imersão com dispositivo de fresta e ou par galvânico

Ensaios de imersão em meios com cloreto, pCO2, pH2S (mistura CO2/H2S) e oxigênio (20 dias e até 8 pares) em caso de Pressão elevada, Pmax 100 bara

Ensaios de Imersão com

dispositivo de fresta e monitoramento de OCP

Ensaios de imersão em meios com cloreto, pCO2, pH2S (mistura CO2/H2S) e oxigênio (20 dias e até 8 pares) em caso de Pressão elevada, Pmax 10 bara. Borbulhamento contínuo de gás. Usinagem de cp NÃO incluída.

Corrosão Localizada

Ensaio corrosão localizada, ASTM G48-método A

Ensaio de imersão de acordo com ASTM G48 – método A (3 cps) por célula de teste com avaliação de corrosão localizada em estereoscópio e microscópio confocal ou ótico (se necessário) obs: pressão e temperatura atmosférica segundo norma. Usinagem de cp NÃO incluída

Ensaio corrosão localizada, ASTM G48-método B

Ensaio de imersão de acordo com ASTM G48 – método B (3 cps) por célula de teste com avaliação de corrosão localizada em estereoscópio e microscópio confocal ou ótico (se necessário) obs: pressão atmosférica e Temperatura até 90C. Usinagem de cp NÃO incluída.

Ensaio corrosão localizada, ASTM G48-método C

Ensaio de imersão de acordo com ASTM G48 – método C (1 cps) por célula de teste com avaliação de corrosão localizada em estereoscópio e microscópio confocal ou ótico (se necessário) obs: pressão atmosférica e Temperatura até 90C. Usinagem de cp NÃO incluída.

Fragilização por Hidrogênio

NACE TM 0284

Ensaio de imersão em meio saturado com H2S (100%), 96h de teste. Avaliação pós teste para verificar susceptibilidade a fragilização por hidrogênio. (corte e preparo metalográfico para visualização de trincas por HIC) até 6 cps. Usinagem de cp NÃO incluída.

NACE TM 0284

Ensaio de imersão em meio saturado com mistura contendo H2S e borbulhamento contínuo, até 60 dias de teste. Avaliação pós teste para verificar susceptibilidade a fragilização por hidrogênio. (corte e preparo metalográfico para visualização de trincas por HIC) até 6 cps. Usinagem de cp NÃO incluída.

Imersão em fluxo

Ensaios de Imersão com Rotating Cage

Ensaios de imersão contendo partículas abrasivas em suspensão; meios com cloreto, pCO2, pH2S (mistura CO2/H2S) (30 dias e até 8CPs).

Ensaios de Imersão com Eletroquímica

Ensaios de imersão com ensaios eletroquímicos em eletrodo de cilindro ou disco rotatório, contendo partículas abrasivas em suspensão; meios com cloreto, pCO2, pH2S (mistura CO2/H2S) - medida eleteroquímica em apenas 1 Cp.

Corrosão Fadiga

curvas SN; εN; da/dN vs. ΔK (em trincas longas ou curtas);

determinação de curvas relacionadas com a etapa de nucleação, SN (alto ciclo) e εN (baixo ciclo), bem como com a etapa de propagação de trinca por fadiga, da/dN.

Voltar

Ensaios Não-Destrutivos

 

 Ensaios Não-Destrutivos

Tipos de Ensaio Descrição de Ensaios
Inspeção Visual  Envolve avaliação direta da superfície de um componente para detectar defeitos ou irregularidades, geralmente realizada por inspetores usando ferramentas simples. É normalmente a primeira análise realizada no material para definir uma melhor abordagem.
Líquidos Penetrantes  Detecta defeitos superficiais utilizando um líquido penetrante e um revelador que destaca as descontinuidades presentes. No LNDC é bastante usada na detecção de trincas ou fissuras em cordões de solda.
Partículas Magnéticas  Detecta defeitos superficiais e subsuperficiais, como trincas ou inclusões, em materiais ferromagnéticos, utilizando a aplicação de partículas magnéticas e a aplicação de um campo magnético na superfície.
Termografia Ativa Pulsada  Técnica de termografia ativa que utiliza um curto pulso de calor para avaliar a integridade do material, através da detecção de defeitos superficiais e subsuperficiais. No LNDC, a técnica é utilizada na inspeção de materiais metálicos, compósitos e cerâmicos.
Termografia Ativa de Fase Pulsada  Modalidade de termografia ativa de pós-processamento da técnica de Termografia Pulsada. Consiste na análise do comportamento térmico no domínio da frequência, com o resultado da inspeção sendo apresentado em uma imagem de fase e de amplitude. Melhoria na detecção de defeitos mais profundos em relação a técnica de Termografia Pulsada.
Termografia Lockin  Modalidade de Termografia ativa que utiliza um aquecimento periódico do material através da escolha de frequências de modulação da excitação térmica. Ideal para detecção de defeitos em profundidades definidas previamente à inspeção
Termografia de Indução Eletromagnética  Modalidade de termografia na qual a excitação térmica do material é realizada através da indução de correntes parasitas (efeito Joule). Nesta modalidade, a inspeção é realizada em materiais condutores elétricos. No LNDC, esta modalidade é utilizada em materiais compósitos de fibra de carbono (detecção de defeitos e caracterização) e materiais metálicos.
Ultrassom Convencional  No LNDC, o ultrassom é utilizado em diversas aplicações incluindo inspeção de soldas, detecção de trincas em materiais metálicos, avaliação da espessura de peças, inspeção automatizada em tubulações, inspeção de materiais compósitos e cerâmicos.
ToFD   Utiliza ultrassom para detecção e dimensionamento de defeitos em materiais baseando-se na medição precisa do tempo de viagem das ondas ultrassônicas para identificar a presença, tamanho e localização de descontinuidades, como trincas.
Phased Array  Técnica de ultrassom, no qual um mesmo transdutor opera dezenas de elementos, o que torna possível a execução de varreduras com vários ângulos de refração diferentes. No LNDC, a técnica é usada na inspeção de materiais de alta atenuação, como aços inoxidáveis, ligas de Níquel e materiais compósitos.
FMC/TFMC  Uma das técnicas mais modernas de ultrassom, onde o LNDC tem a experiência na inspeção de ligas metálicas produzidas por manufatura aditiva.
Correntes Parasitas Convencional  Inspeção de defeitos e medição de propriedades de materiais. Desenvolvimento e fabricação de sondas de correntes parasitas convencionais e de geometria complexa.
Correntes Parasitas Array  Proprietária de uma eletrônica multicanais de correntes parasitas e da capacidade de desenvolviemnto de sensores, o LNDC se destaca pelo projeto de ferramentas autônomas de inspeção por corretes parasitas array .
SLOFEC  Desenvolvimento de tecnologias de inspeção para materiais de grandes espessuras através da utilização de correntes parasitas com magnetização externa. Aumentando a sensibilidade na detecção de defeitos.
Estudo de Confiabilidade através de ferramentas estatísticas  Conhecer e quantificar a confiabilidade das inspeções em âmbito industrial e no desenvolvimento de das tecnologias de inspeção é imprescidível para garantir que a integridade estrutural está mantida com confiança determinada. Para isso, o LNDC conta com diversas ferramentas estatísticas inclusive a determinação de curvas de probabilidade de detecção (POD).
Simulação de curvas PoD  Campanhas de determinação de confiabilidade por através de POD podem ser desafiantes. No sentido de viabilizar, otimizar e prever a confiabilidade de procedimentos de inspeção, o LNDC conta com softwares de simulação como o CIVA que simulam curvas POD.
Reconhecimento de padrões em sinais  Alinhado com a necessidade da indústria de uma rápida tomada de decisão nas inspeções, o LNDC tem agregado aos equiamentos e pesquisas desenvolvidas a utilização de aprendizado de máquinas para reconhecimento de padrões dos sinais de interesse.
Planejamento de Experimentos No LNDC, todos os projetos de pesquisa contam com uma abordagem sistemática para projetar, conduzir e analisar experimentos de forma eficiente, otimizando a obtenção de informações relevantes. Envolve a seleção cuidadosa de variáveis, a definição de um plano experimental adequado e a análise estatística dos resultados.

 

Voltar

Ensaios Caracterização Microestrutural

Ensaios Caracterização Microestrutural

Serviço Descrição
Metalografia e Microscopia Ótica Corte de amostras
Preparação metalográfica
Análise metalográfica: incluindo corte, preparação metalográfica e uma microfotografia (preço por hora de equipamento)
Análise micrográfica e contagem de fases conforme DNVGL-ST F101 item C. 6.3.17 (custo por região de análise)
Análise metalográfica: micrografias adicionais
Microscopia eletrônica de varredura (MEV) Preparação metalográfica
Análise por MEV (preço por hora de equipamento)
Análise por MEV e EDS (preço por hora de equipamento)
Análise por MEV e EBSD (preço por hora de equipamento)
Análises de resultados off-line (preço por amostra)
DRX Caracterização por Difração de Raio-X (1 amostra)
Caracterização por Difração de Raio-X com quantificação de Rietveld (1 amostra)
Espectroscopia Raman e Infravermelho Caracterização de filmes e produtos de corrosão

 

Ensaios para avaliar Revestimentos

Névoa Salina (hora)

Avaliação Visual ISO 4628 (triplicata)

Imersão em H2O Destilada (hora)

Imersão em H2O do Mar Sintética (hora)

Imersão em Produtos Químicos (hora)

Aderência (ASTM D4541) – 9 dollies

Descolamento Catódico (720 horas)

Radiação UV (hora)

Brilho (Triplicata)

Exposição em baixa Temperatura (até -20°C) (hora)

Aplicação de Revestimento (hora)

Jateamento (hora)

DMA (Triplicata – Duas varreduras por CP)

 

Ensaios para avaliação de propriedades mecânicas e de tenacidade à fratura.

Serviço Descrição
Metalografia e Microscopia Ótica Corte de amostras
Preparação metalográfica
Análise metalográfica: incluindo corte, preparação metalográfica e uma microfotografia (preço por hora de equipamento)
Análise micrográfica e contagem de fases conforme DNVGL-ST F101 item C. 6.3.17 (custo por região de análise)
Análise metalográfica: micrografias adicionais
Microscopia eletrônica de varredura (MEV) Preparação metalográfica
Análise por MEV (preço por hora de equipamento)
Análise por MEV e EDS (preço por hora de equipamento)
Análise por MEV e EBSD (preço por hora de equipamento)
Análises de resultados off-line (preço por amostra)
Ensaios de Tenacidade à Fratura Integral J e CTOD (ASTM E 1820) ao ar, temperatura ambiente (preço por CP)
Ensaios de Tração e Dobramento Ensaio de tração para CP cilíndrico, plano, tubular (limite de resistência, escoamento, alongamento e estricção (preço por CP)
Ensaio de tração de carga máxima – Até 100 toneladas
Ensaio de tração à quente (100 a 500ºC)
Ensaio de dobramento guiado
Ensaio de Impacto Ensaio de impacto a temperatura ambiente (ASTM E23)
Ensaio de impacto a baixa temperatura (ASTM E23) (até - 60ºC)
Ensaio de impacto de CP soldado a baixa temperatura (ASTM E23) (até - 60ºC)
Ensaio de Dureza Ensaio de dureza Vickers em bancada com Durômetro Digital (3 identações por amostra)
Identação adicional do Ensaio de dureza Vickers
Caracterização por Difração de Raio-X (1 amostra)
DRX Caracterização por Difração de Raio-X (1 amostra)
Caracterização por Difração de Raio-X com quantificação de Rietveld (1 amostra)
RGD (Blistering) Trincamento por RGD, taxa de despressurização de 100 bar/min

Topo