Accessibility Tools

brasil_1.png espanha.png estados-unidos.png

19 05 LNDC Quinta noticia capaNesta quinta-feira, o LNDC recebeu a equipe do CENPES/Petrobras para mais uma etapa do termo de cooperação que estuda a corrosão em sistemas de injeção de CO₂ voltados à captura e armazenamento de carbono (CCS).

O tema, inédito no Brasil e ainda recente no mundo, exige alinhamento técnico constante diante de novos entendimentos que vêm surgindo.

É a ciência colaborando com o futuro da energia e da sustentabilidade.

Foto: Ingrid Silva (Cenpes), Marcelo Sampaio (LNDC) Pedro Leal (CENPES) Tatiana Almeida (LNDC), Ilson Palmieri (Cenpes) e Rogaciano Moreira (LNDC)

13 05 LNDC Bolsa noticiaO Laboratório de Ensaios Não-Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC), da COPPE/UFRJ, está com inscrições abertas para o processo seletivo de uma Bolsa de Iniciação Científica (IC). A vaga é destinada a estudantes interessados em atuar no desenvolvimento de projetos de robótica e instrumentação de equipamentos voltados para inspeção, na equipe de END do Laboratório de Ensaios Não-Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC).

Poderão se candidatar alunos de Engenharia Mecânica e Eletrônica, que estejam cursando a partir do 5° período, que tenham concluído as disciplinas de Sistemas Digitais, Eletrônica III e Circuitos Elétricos.

Valor da Bolsa: R$ 1092,00

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 27/06/2025, com envio das informações solicitadas e currículo anexado pelo formulário disponível AQUI!

Os candidatos serão avaliados por meio de análise de currículo e entrevista com pesquisadores do LNDC.

Para dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Iane Soares).

29 04 LNDC ProcessoTecMecanica Noticia 1O Laboratório de Ensaios Não-Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC) anunciou a abertura de um processo seletivo para seleção de um bolsista de nível técnico na área de Mecânica. A oportunidade é voltada a profissionais com experiência comprovada na operação de torno e fresa.

O selecionado atuará no LNDC, desenvolvendo procedimentos de pesquisa na área da oficina mecânica. A iniciativa tem como objetivo treinar e capacitar profissionais técnicos em processos de usinagem de peças e materiais, contribuindo com projetos ligados à indústria de óleo e gás.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de maio de 2025, às 18h, e devem ser feitas exclusivamente pelo Formulário de Inscrição.

A seleção será composta por análise de currículo e entrevista, realizada por uma banca de docentes e pesquisadores do laboratório. As entrevistas ocorrerão no dia 04 de junho de 2025, com horário a ser confirmado via e-mail. O resultado final será divulgado no dia 09 de junho de 2025, também por e-mail.

A oportunidade contempla apenas um bolsista, sendo voltada exclusivamente a profissionais técnicos da área de Mecânica.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

12 05 LNDC TecLaboratorio NoticiaEstá aberto o processo seletivo para a concessão de uma bolsa de nível médio para atuação como Técnico em Laboratório na edição de 2025. A oportunidade é voltada a profissionais com formação técnica em Mecânica, Óleo e Gás ou Química.

O bolsista selecionado desenvolverá atividades de apoio à pesquisa no Laboratório de Ensaios Não-Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC), da UFRJ. O objetivo do programa é treinar e capacitar profissionais técnicos em procedimentos como análise de amostras por microscopia ótica, confocal e eletrônica de varredura (MEV), além da montagem de ensaios de bancada, contribuindo diretamente com projetos voltados à indústria de óleo e gás.

As inscrições devem ser realizadas até às 18h do dia 30 de maio de 2025, por meio do Formulário de Inscrição.

A seleção será composta por análise de currículo e entrevista, conduzidas por uma banca formada por docentes e pesquisadores do LNDC. As entrevistas acontecerão no dia 6 de junho de 2025, com confirmação de horário enviada previamente por e-mail aos candidatos. O resultado final será divulgado no dia 9 de junho de 2025, também por e-mail.

Será selecionado apenas um bolsista. Para esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

29 04 LNDC Aniversário noticiaO Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC) completa 16 anos de atuação em 2025, consolidando-se como um dos principais polos de pesquisa tecnológica do país. Fundado com o objetivo estratégico de desenvolver tecnologia nacional para a exploração do pré-sal, o LNDC é fruto da colaboração entre a COPPE/UFRJ (Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais - PEMM) e a Escola Politécnica da UFRJ (Departamento de Metalurgia e Materiais - DMM), com o apoio da Petrobras.

A ideia tomou forma em 2005, com o projeto idealizado pelos professores João Marcos Rebello e Oscar Rosa Mattos. Em 2009, o laboratório foi oficialmente inaugurado, em uma cerimônia que contou com a presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde então, o LNDC tem se destacado como centro de excelência em pesquisa, inovação e formação de profissionais altamente qualificados.

Com uma área de 9.000 m², o LNDC abriga laboratórios especializados, um mezanino e um auditório com capacidade para 75 pessoas. Atualmente, cerca de 70 colaboradores, entre professores, pesquisadores, técnicos e alunos, integram sua equipe. O laboratório mantém parcerias com universidades e empresas do Brasil e do exterior, atuando estrategicamente em setores como energia, petróleo, gás e infraestrutura.

Entre suas principais frentes estão as pesquisas em corrosão, revestimentos, soldagem e ensaios não destrutivos, temas que contribuem diretamente para o avanço tecnológico da indústria nacional.

Para conhecer mais sobre o impacto científico e tecnológico do LNDC, acesse nossas linhas de pesquisa, projetos, publicações científicas e nossos serviços!

São 16 anos de contribuição à ciência, à formação de talentos e ao fortalecimento da inovação tecnológica no Brasil — um verdadeiro motivo de orgulho para a COPPE, a POLI, o CT, a UFRJ e para todo o país.

Topo