“O LNDC – Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem é fruto de um projeto de Estado, que visava desenvolver tecnologia nacional para atender às demandas de exploração no pré-sal. Inicialmente, a gestão contaria com parceria UFRJ/Petrobras, unindo diversas áreas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE/UFRJ (PEMM), assim como do respectivo Departamento da Escola Politécnica da UFRJ (DMM). A proposta foi de unir essas áreas em um mesmo local físico, aumentar suas respectivas infraestruturas e intensificar as interações entre elas, focando principalmente nos problemas da indústria de óleo e gás.
Em 2005, o projeto apresentado pelos professores João Marcos Rebello e Oscar Rosa Mattos foi aprovado e teve início a construção do novo prédio, finalmente inaugurado em 2009, com a presença do então presidente da República, Senhor Luís Inácio Lula da Silva. Veja AQUI a matéria completa na página da COPPE.
O núcleo central do LNDC é constituído de um prédio de dois andares, um mezanino, laboratórios específicos de cada área e um auditório para 75 pessoas, ocupando cerca de 9.000 m² de área construída. Atualmente, no LNDC, as pesquisas abrangem diferentes segmentos da indústria, com maior enfoque na indústria de energia. Cerca de 70 colaboradores, entre professores, pesquisadores, técnicos e alunos, fazem parte do time do LNDC. E temos parcerias com diversas universidades e empresas nacionais e internacionais.
Desde sua inauguração, o LNDC tem contribuído com o avanço tecnológico e a inovação do país, e vem atuando significativamente na formação de recursos humanos altamente qualificados, conquistando reconhecimento nacional e internacional nos campos de sua atuação.”
