Accessibility Tools

brasil_1.png espanha.png estados-unidos.png

25 06 LNDC Nesta segunda feira Noticia Nesta segunda-feira, o Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC) recebeu a visita de dois representantes do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes): Marcel Melo, Gerente Sênior de Inovação em P&D de Tecnologias de Integridade de Ativos, e Joaquim Quintela, Consultor Sênior da instituição.

A visita teve como principal objetivo acompanhar de perto os avanços e os desdobramentos técnicos dos projetos atualmente em andamento no LNDC, desenvolvidos em cooperação com o Cenpes.

Durante a visita, os representantes puderam conhecer as últimas inovações e soluções tecnológicas voltadas à integridade de ativos, uma área estratégica para o setor de energia.

23 06 LNDC Vem aí o InterCorr NoticiaOs membros do comitê técnico-científico incentivam a participação no maior encontro da área de corrosão e proteção do Brasil! Nossos professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação apresentarão alguns de nossos desenvolvimentos. Junte-se a nós e demais especialistas do setor!

InterCorr 2025, em sua 10ª edição, reunirá as mentes mais brilhantes e inovadoras do setor, promovendo discussões cruciais e compartilhando conhecimento sobre os avanços e desafios relacionados à corrosão e proteção em diversas indústrias.

Eventos envolvidos:

- 10º Congresso Internacional de Corrosão
- 22º Concurso de Fotografia de Corrosão e Degradação de Materiais
- 39ª Exposição de Tecnologias para Prevenção e Controle da Corrosão

Data: 08 a 11 de julho
Local: CDI – Centro de Difusão Internacional – USP - São Paulo, SP

Visite o site do evento AQUI

23 05 LNDC conquista NoticiaÉ com grande satisfação que o Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC) celebra a aprovação com louvor do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do técnico Caio Henrique Alves de Souza, da área de Ensaios Não Destrutivos (END). O trabalho representa uma importante contribuição científica e tecnológica para o setor.

Intitulado “Análise dos Efeitos da Sensitização nas Propriedades Acústicas do Aço Inoxidável AISI 304”, o estudo de Caio Henrique propõe avanços significativos nas técnicas de inspeção por ultrassom, especialmente na detecção e caracterização da sensitização — fenômeno que compromete a resistência à corrosão de aços inoxidáveis e é de extrema relevância para indústrias críticas como a petroquímica e a nuclear.

A pesquisa foi desenvolvida sob a orientação da Professora Gabriela Ribeiro Pereira e do Professor César Giron Camerini, e avaliada por uma banca composta por especialistas da área: Adriana da Cunha Rocha (professora), Thiago Tôrres Matta Neves (mestre em materiais), além dos próprios orientadores.

Entre os principais destaques do trabalho, estão:

• Desenvolvimento de métodos para a detecção precoce da sensitização;
• Estudo da correlação entre microestrutura do material e resposta acústica em ensaios ultrassônicos;
• Potencial de aplicação em ambientes industriais altamente exigentes, como refinarias e usinas nucleares.

O LNDC parabeniza Caio Henrique por essa conquista exemplar. Sua dedicação e competência reforçam o compromisso do laboratório com a excelência técnica e a inovação no campo dos Ensaios Não Destrutivos no Brasil.

06 06 LNDC Melhores NoticiaUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) subiu 70 posições no ranking mundial do Center for World University Rankings (CWUR), alcançando o 331º lugar entre 21.462 instituições avaliadas em 94 países. A UFRJ é agora a segunda melhor universidade do Brasil, atrás apenas da USP (118ª no mundo), que lidera na América Latina. Destaque no critério "qualidade da educação", a UFRJ é a melhor do país, ficando na 504ª posição global nesse aspecto.

Apesar dos avanços, o reitor Roberto Medronho ressaltou que a universidade enfrenta limitações orçamentárias, o que impacta seu desempenho. Ele destacou a dedicação da comunidade acadêmica diante da falta de recursos e criticou a diferença de financiamento em relação a instituições estaduais, como as paulistas. No ranking geral, Harvard lidera, seguida por MIT, Stanford, Cambridge e Oxford.

Clique AQUI para conferir a matéria completa!

Fontes: Conexão UFRJG1.

21 05 LNDC Equipe Noticia 1Nossa equipe do Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC) está operando a pleno vapor na fase de pintura de amostras com tinta de isolamento térmico. Essa etapa é fundamental para o desenvolvimento de uma metodologia inovadora que busca determinar a espessura ideal do revestimento, alinhando proteção pessoal e eficiência energética.

O objetivo principal é garantir a proteção pessoal dos trabalhadores e maximizar a economia de energia, contribuindo com soluções mais sustentáveis. Essa iniciativa combina pesquisa, tecnologia e prática, demonstrando nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor.

Fique de olho! Acompanhe nossas ações e os próximos passos dessa evolução rumo a resultados mais eficientes e seguros para todos!

Conheça mais sobre nossas pesquisas AQUI!

 

 

 

 

21 05 LNDC Equipe Noticia 2  21 05 LNDC Equipe Noticia 3

Topo