O Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC/COPPE–UFRJ) participou ativamente do InterCorr 2025, o maior congresso técnico-científico da América Latina sobre corrosão e integridade de materiais, realizado de 8 a 11 de julho no Centro de Difusão Internacional da USP, em São Paulo. A presença refletiu o compromisso do LNDC com a excelência científica, ao abordar temas estratégicos como inteligência artificial, integridade estrutural, revestimentos e modelagem computacional aplicada à corrosão.
Na terça-feira, 8 de julho, o LNDC apresentou quatro trabalhos orais: “Uso de IA na predição de corrosão” (Franci D. P. Gaensly/Petrobras), “Reuso e extensão da vida útil de flowlines flexíveis” (Merlin C. E. Bandeira), “Influência da morfologia de carga de vidro no desempenho de tinta epóxi” (Flávio Vieira Vasques de Sousa) e “Investigação de correlação entre fissura e regiões compressivas por análise de elementos finitos” (Rodrigo R.A. Garcia).
Já na quinta-feira, 10 de julho, as contribuições continuaram com análises sobre o impacto de água e CO₂ em transporte de gás natural e sistemas CCS (Marcelo T. G. de Sampaio), a solubilidade de CO₂ e precipitação de siderita em poços (Nathália C. L. Neves) e os mecanismos de corrosão induzidos por CO₂ (Tatiana C. Almeida). Além das palestras, o LNDC apresentou pôsteres científicos examinando temas como corrosão localizada (Brenda C. S. Cardozo), liberação de inibidores ( Nykolle F. C. Fernandes), permeabilidade de argamassas em poços CCS (Melissa B. S. C. Lourenço), degradação por H₂S e CO₂ (Maria E. Nunes), e alternativas sustentáveis para resinas e proteção de aços inoxidáveis (Felipe Santiago Soares).
A participação reforça a posição de destaque do LNDC na vanguarda das pesquisas sobre corrosão e materiais, estimulando o intercâmbio entre universidade, indústria e setor público, e contribuindo para avançar as soluções sustentáveis e seguras na engenharia.